Locais
Publicada em 01/07/18 às 20:49h
TERRA SANTA TEM UMA DAS MELHORES EDUCAÇÕES DO OESTE DO PARÁ
Terra Santa ocupa o 5º lugar no ranking regional e o 17º no ranking estadual de desenvolvimento educacional.

(RCP)


 (Foto: Divulgação)

Terra Santa, no Oeste do Pará, ocupa o 17º lugar no ranking estadual de desenvolvimento educacional. É o que revela a edição 2018 do índice FIRJAN, com dados de 2016, divulgado na última quinta-feira (28).


O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo sistemático criado em 2008 pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5.000 municípios brasileiros. O índice geral tem três indicadores básicos (Emprego e Renda, Educação e Saúde) e é gerado com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. As primeiras edições do índice FIRJAN foram divulgadas em 2014 com dados a partir de 2005.


Dentre os três indicadores analisados, o município de Terra Santa tem melhor desempenho na área da Educação, alcançando uma posição mediana a partir de 2012. Antes de 2012, o desempenho educacional do município de Terra Santa era considerado regular, com pontuação inferior a 0.6. De lá pra cá, a pontuação de Terra Santa, nessa área, só cresceu, alcançando 0.6873 pontos em 2016. Nenhum município paraense conseguiu pontuação acima de 0.8, que é onde começa o intervalo de desenvolvimento considerado alto.


No cenário regional, entre os 27 municípios que compõem a região Oeste do Pará, Terra Santa fica atrás apenas de quatro: Vitória do Xingu (1º), Altamira (6º), Santarém (7º) e Novo Progresso (9º), ficando bem à frente de municípios vizinhos mais antigos e com maiores receitas como Oriximiná e Juruti.


Para gerar os índices da área educacional, o estudo foca nos principais indicadores da Educação Básica como taxa de abandono e posição no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).


Já nas outras duas áreas de desenvolvimento que o estudo contempla (Saúde e Emprego e Renda), o município de Terra Santa tem desempenho apenas regular, com pontuações entre 0.4 de 0.6, sendo que na área da Saúde o município tem o seu pior desempenho, ocupando o 98º lugar entre os 143 municípios avaliados. O vizinho município de Faro ocupa o último lugar (143º). Na área de Emprego e Renda, Terra Santa está na 58ª posição entre os 138 municípios paraenses avaliados.


A posição do município de Terra Santa no ranking do IFDM consolidado, que engloba as três áreas de desenvolvimento (Emprego e Renda, Educação e Saúde), ficou em 54º lugar no cenário estadual, sendo considerado um desenvolvimento apenas regular.


O que contribuiu significativamente para que o índice FIRJAN geral do município de Terra Santa ficasse muito aquém do índice da área educacional foi o baixo crescimento nas outras duas áreas: Saúde e Geração de Emprego e Renda, como mostram os gráficos abaixo. 

       O desenvolvimento na área da Saúde em Terra Santa é apenas regular.

 

  O desenvolvimento na área de Emprego & Renda ainda é pior do que na área da Saúde..


Da Redação




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
(93) 99164-5565

Peça sua Música

  • Jocimar Silva Guimarães
    Cidade: Manaus Amazonas
    Música: Anjo do resgate
  • Jocimar Silva Guimarães
    Cidade: Manaus Amazonas
    Música: Anjo do resgate
  • Jocimar Silva Guimarães
    Cidade: Manaus Amazonas
    Música: Anjo do resgate
  • Jocimar Silva Guimarães
    Cidade: Manaus Amazonas
    Música: Anjo do resgate
  • franciel
    Cidade: terra santa
    Música: toca minha musica porra
  • franciel
    Cidade: terra santa
    Música: OH MEU DEUS PROJOTA
Estatísticas
Visitas: 31163 Usuários Online: 63


Fan Page

Parceiros

Copyright (c) 2019 - PARAÍSO FM 104,9 - Todos os direitos reservados